Substâncias orgânicas (ou não) em Marte
03/12/12 16:51O MISTÉRIO SOBRE A DESCOBERTA mais recente do jipe-robô Curiosity acaba de ser revelado. O solo da cratera onde a missão está sendo conduzida é complexo e possui compostos de cloro que podem (ou não) ter também carbono, elemento que é um dos ingredientes básicos dos seres vivos. Se isso for confirmado, será preciso avaliar ainda se esse carbono tem sua origem (ou não) em seres vivos.
Diante do grande entusiasmo com que o anúncio de hoje no congresso da União Geofísica Americana vinha sendo antecipado, a notícia com tantos poréns pareceu um pouco decepcionante. Na semana retrasada, o cientista-chefe do projeto, John Grotzinger, dissera que os resultados a serem apresentados iriam “entrar para a história”, e desencadeou especulação de que moléculas complexas de carbono poderiam ter sido achadas em Marte.
O anúncio de hoje não é um desmentido total da presença de carbono no planeta vermelho, mas os cientistas não sabem ainda se o elemento encontrado no instrumento de análises de amostras do jipe é mesmo marciano. Segundo Paul Mahaffy, cientistas responsável pelo instrumento, é possível que a pequena quantidade de carbono presente na amostra analisada tenha sido levada carregada da Terra até Marte pelo Curiosity.
Segundo o cientista, se o jipe conseguir seguir achando mais e mais carbono durante sua missão, a probabilidade de que seja um problema de contaminação diminui. Se o jipe eventualmente obtiver uma amostra com bastante carbono, será possível conduzir uma análise isotópica (para análisar o peso dos átomos de carbono), algo que ajudará a determinar se esses átomos tem origem biogência. O carbono estava presente em compostos clorados de metano —a mais simples molécula orgânica— que pode ser produzida de maneiras mais triviais. [Existe carbono na atmosfera de Marte na forma de CO2, mas a produção dessa molécula simples nada tem a ver com a existência de vida ou reações orgânicas mais complexas.]
Outra notícia interessante embutida na apresentação foi o encontro da evidência de mais água em Marte. Mesmo na região seca onde o Curiosity se encontra agora, a cratera Gale, havia moléculas de água isoladas, grudadas nos grãos de poeira analisados pelo jipe. O cloro visto nas amostras provavelmente saiu de perclorato, um composto de cloro reativo que poderia ser usado como fonte energia por seres vivos, apesar de normalmente ser algo tóxico.
Obrigado a desmentir os boatos de que o jipe tinha encontrado evidência de vida em Marte, Grotzinger afirmou que teve seu entusiasmo mal compreendido. “Aprendi que tenho de ter mais cuidado com aquilo que digo, e como digo”, afirmou. “Nós fazemos ciência na velocidade da ciência, mas hoje as coisas se espalham na velocidade do Instagram.”
Como diria Frank Drebin, “Nothing to see here! Move along, move along!”
NOTÍCIA BEM COMEDIDA DENTRO DOS CONFORMES COMO SEMPRE…. PORQUE NÃO DEIXAM O HUBBLE FOTOGRAFANDO A LUA A CORES E AO VIVO ? OU MANDAM UM JIPINHO DESSES PRA LÁ E A GENTE POSSA VER AS IMAGENS SEM CENSURA PRÉVIA ?
Porque na Lua não tem nada de interesse.
Outra, a NASA não se preocupa em gastar dinheiro para contentar pseudos ou conspiratórios, porque vocês, mesmo sendo levados lá para verem os equipamentos e as bandeiras que foram deixados, ainda assim inventarão mil motivos para não acreditarem. Chineses querem aportar na Lua em breve e a Google tem um projeto para enviar pequenos robos, obviamente vão tirar fotos dos equipamentos da NASA e mostrar, vocês vão acreditar ou vão continuar achando que os chineses e a Google vão continuar conspirando com a NASA? Vocês perdem tempo com as baboseiras que acreditam.
Em tempo.. O Hubble não aponta para a Lua porque ele tem um foco projetado para ver longe, não para ver perto.
De um ponto de vista prático, legal, essas missões preparam a futura colonização, é bom saber tudo que pudermos antes de enviarmos uma tripulação humana… mas filosoficamente falando, e se acharem mesmo os compostos de carbono? E se acharem vida microscópica por lá? So what? O Vaticano vai ter chilique? Bilhões de trilhões de estrelas no Universo, e ainda tem quem ache que há vida só aqui na Terra? We´re so f***ing dumb…vivemos no século XXI, com conhecimentos do século XXI, mas com a cabeça e paradigmas ainda no século I…
Foi mais um passo significativo sem dúvida e que dá esperança de encontrar vida em Marte, mas confesso que estou decepcionado, achei que finalmente havia uma prova mais concreta e não apenas mais uma possibilidade.
Fala-se muito em vida fora da Terra e a lógica indica que uma vasto universo como este é pode/deve comportar vida com abundância mas eu pergunto: Em qual planeta a vida começou? E afirmo: Tudo indica que a vida começou (e abundantemente) na Terra.
Rafael, adoro seu blog, leio tudo que acho sobre ciência e física em geral. Mas esse texto precisa de mais revisão! Li ABSOLUTAMENTE todas suas entradas e acompanho os textos desde o primeiro, mas nesse post eu fiquei incomodado com alguns erros de pontuação e passagens confusas. Keep the good writing!
Desejamos tanto encontrar um indício de seres vivos passados, presentes ou futuros em Marte e alhures que substâncias que fazem parte da nossa constituição química, que diga-se de passagem são comuns no universo, já dão origem a especulações fantasiosas com carater de mistério.
Possivelmente a existencia de vida unicelular será comprovada no sistema solar, alem da Terra.
Não se iludam, se há indicativos de possibilidade de vida tão próximos, imaginem em outras estrelas, outras galáxias?! Sintam, então, porque Deus não olha muito para a Terra; há millhares semelhantes!! A Terra deve estar na fila – semelhante a fila do INPS!
As “descobertas” cientificas nos mostram a amplitude do nosso sistema. Espero que em um futuro não tão distante, nós, seres humanos, possamos expandir nossa visão universal, e com isso galgar esforços para transcender enquanto seres pensantes. Se existe vida além do nosso planeta, com certeza devem estar envergonhados dos nossos tão desmazelados métodos existenciais. No meu “ponto de vista azul”, somos uma matéria projetada para transcender, seja a descoberta de vida extra-terrena ou a redescoberta da vida terrena. Ah, também sou super fã de Star Wars. rs
É… mas até prova em contrário; ainda somos a cereja do bolo!
Amostras contaminadas! Existem 2 explicações para isso. Esses caras são incompetentes e não limparam a nave antes da partida. Ou, são grandes mentirosos, sem coragem de admitir seus erros.
Fico com as duas opções!