Marte empaca
29/11/12 23:59OS RUMORES DE QUE A NASA iria anunciar uma descoberta extraordinária sobre Marte na semana que vem ganharam tal força na internet que a agência espacial decidiu emitir hoje um comunicado de imprensa para negar que o jipe Curiosity tenha encontrado moléculas orgânicas.
Segundo o JPL (Laboratório de Propulsão a Jato), que comanda a missão, as observações a serem apresentadas no próximo encontro da União Geofísica Americana são apenas uma atualização sobre o uso do Curiosity para investigar um “depósito de solo arenoso”.
O comunicado afirmou que, até agora, “os instrumentos do jipe não encontraram nenhuma evidência definitiva de substâncias orgânicas marcianas”. A Nasa não explicou se o mal-entendido foi um excesso de entusiasmo do cientista John Grotzinger, que declarou à rádio americana NPR que a descoberta a ser anunciada iria “entrar para a história”. Também não colocou a culpa no jornalista que divulgou a informação.
Os rumores de que algo extraordinário seria anunciado se espalharam tanto que tentativas iniciais de desmentir boatos não surtiram efeito. Teve gente especulando até a descoberta de micróbios marcianos. Quando o JPL emitiu o comunicado formal sobre a não-descoberta, porém, a informação já havia tomado a internet. Agora “o rabo já está abanando o cachorro”, como costumam dizer os americanos.
Quem se recusa a aceitar a decepção, porém, pelo menos já tem data para satisfazer a curiosidade. A apresentação dos cientistas da Nasa na AGU está marcada para 15h00 (hora de Brasília) da próxima segunda-feira (3) no congresso em San Francisco. Se realmente for uma notícia impactante, qualquer veículo de imprensa vai ajudar a propagar. Ou não.
Da minha parte, ficarei decepcionado se o Curiosity nunca encontrar moléculas orgânicas. Talvez agora ainda seja cedo para isso, mas esse é o objetivo da missão básica de dois anos do jipe. Quem espera ver um micróbio (ou algum ser mais complexo) provavelmente vai ficar mais decepcionado que eu.
Acho que foi o governo americano que proibiu eles de contar para a população. Ou é uma descoberta que vai dar alguma vantagem militar e lucrativa ou algo que possa colocar o povo em alerta. O pior é que agora vão inventar uma história sem sal para cobrir a realidade.
Não “viaje na maionese”.
Há mais de 700 pessoas trabalhando no projeto, pessoas de vários paises e instituições.
O “segredo” sobre alguma coisa vai até o tempo de terem a prova ou a contraprova, aí por resguardo profissonal e institucional óbvio (a NASA não pode se mostrar incompetente divulgando notícia que depois outros cientistas podem desconfirmar), mas depois das contraprovas eles não têm como segurar, a notícia de alguma descoberta sendo confirmada ou não.
Não tem como eles manterem segredo de algo importante do que acontece num projeto desses, que é praticamente público pelo tamanho dos grupos de pessoas e instituições fora da NASA envolvidas.
Paulo,
Esta eterna teoria da conspiração já encheu….
Entre teorias da conspiração, vantagem militar, descobertas “lucrativas” e toda capacidade humana de imaginar e criar coisas mirabolantes…
A verdade é que; é uma pena não terem encontrado moléculas orgânicas nessa cratera onde o Curiosity está.
Como diriam os franceses: … c’est domage…
Ótima cobertura Rafael.
Um bom trabalho.
Abraço.
Eu acho que eles encontraram algum vestígio de moléculas orgânicas mas depois decidiram ser mais prudentes em função do fiasco que foi aquele comunicado de “vida alienígena” no lago terrestre.
O que será que os cientistas da Nasa falaram sobre a pirâmide que foi encontrada? Não deu tempo de esconder de nós simples mortais, a informação. Estava lá na foto. Quem a produziu? O vento?
Qualquer geológo do planeta Terra (a maioria não está trabalhando na NASA), sabe que pedras são moldadas pela erosão da água e pelo vento.
Aquela pedra em específico prova que naquele lugar havia muita água no passado remoto.
A Terra tem milhões de pedras em formato pirâmide, moldadas pelo vento e pela água.
Como não deu tempo de não mostrar? A imagem não vem direto da sonda para a imprensa, a NASA mostrou porque quis, porque ela escolheu a pedra de propósito para usar um instrumento em específico.
Se a NASA quisesse esconder algo, por que ela teria mostrado de forma tão escancarada?
A cabecinha de vocês, conspiratórios, é algo realmente ilógico.
Parece haver um conflito de interesses nessas informações, naturalmente temperado pelo sensacionalismo midiático.
No livro “O mundo assombrado por demônios”, Carl Sagan, comentou que se um dia fosse descoberto evidências físicas de vida extraterrestre, que dificilmente isso ficaria preso aos grandes centros de pesquisa. Se é verdade, mentira ou especulação apenas o tempo dirá.
Muito embora, deve-se lembrar dos sacerdotes incas que não queriam revelar e autorizar o uso da roda, devido ao seu impacto na Sociedade.
Hoje, tem-se outros países que pesquisarão, a China, o Japão, Rússia, a ESA, acredito que quem descobrir vida fora da Terra por primeiro, em tese, dificilmente ficará muito tempo calado. O importante é ter certeza absoluta para não cair no ridículo, de ter que mais tarde negar.
A ciência nunca foi preocupada com o que dizem ou pensam gente crente. A ciência busca a verdade das coisas, e se a sonda descobrir COMPROVODAMENTE que houve vida ou há vida em Marte, não só vai anunciar como fazer uma grande festa.