O homem que virou partícula
04/07/12 13:37MENOS DE DEZ HORAS passadas desde o anúncio oficial da descoberta do bóson de Higgs, todos estão especulando agora como deve ser homenageado o pai da ideia, Peter Higgs, 83.
Alguns já questionam se o Prêmio Nobel de Física deve ser entregue logo de cara, já que ainda é preciso confirmar alguns detalhes antes de físicos terem certeza de que o bóson descoberto é tal qual Higgs o descrevera. Uma outra sugestão é que ele já seja sagrado cavaleiro pela coroa britânica.
Seja qual for a homenagem, é impossível não simpatizar com a figura de Higgs que, ainda emocionado, falou um pouco sobre a descoberta num vídeo divulgado hoje pelo Cern, o laboratório que confirmou a existência do bóson por ele previsto.
Ao comentar os dados apresentados hoje num seminário, Higgs ainda se mostrava perplexo: “É incrível para mim ver que isso é suficiente. É suficiente para alegar uma descoberta”, disse. “Estou bem surpreso que isso tenha acontecido em meu tempo de vida. Quando tudo começou, mais de 40 anos atrás, certamente eu não tinha ideia de que isso poderia se concretizar durante minha vida. No começo, ninguém sabia onde procurar por ela [a partícula].”
No dia em que ele deveria ser o homenageado, porém, Higgs não conseguia parar de agradecer aos físicos que realizaram o experimento. “Isso mostra uma incrível dedicação por parte das pessoas jovens envolvidas nessa colaboração colossal”, afirmou. “Elas persistiram nesse caminho que era uma tarefa mesmo muito difícil. Eu os parabenizo.”
A descoberta do bóson de Higgs no Cern veio também com um pequeno sabor de ironia, já que o laboratório foi bastante cético com sua teoria, quando lançada em 1964. Sua tentativa era usar o conceito de campos –como o campo elétrico e o magnético– para descrever também a maneira com que as partículas adquirem massa. Assim como a força eletromagnética é explicada pela interação com os fótons (partícula da luz), a massa seria explicada pela interação das partículas com uma outra partícula e outro campo.
“Eu escrevi na época um pequeno artigo sobre isso e enviei para a ‘Physics Letters’, cujo editor estava no Cern. Eles rejeitaram”, conta. “Aí e eu pensei que talvez o artigo estivesse curto demais, e que eu não tinha falado o suficiente. Ele só tinha uma folha. Então eu comecei a buscar mais consequências físicas dessa teoria. Destaquei em uma versão revisada que, nesse tipo de teoria cortada, sempre apareceriam como remanescentes algumas partículas de spin zero que teriam massa. Essas partículas é que acabaram conhecidas como bósons de Higgs.”
A história só não é contada com sabor de vingança porque Higgs não parece considerar sua teoria uma realização tão pessoal. “Não havia nada particularmente novo sobre isso [a previsão do bóson], eu apenas atentei para isso.”
Em um seminário ontem, um dia antes do anúncio oficial da busca da partícula, Higgs exibiu um pouco de seu espírito explorador em ciência, que parece não ter arrefecido mesmo aos 83 anos.
“Essa descoberta será o cume da busca por todas as partículas associadas com o que chamamos de modelo padrão da física de partículas. Essa é a última.” disse. “Isso é o fim de uma fase na física de partículas e o começo de uma fase em busca de coisas mais interessantes. Para mim, essa partícula não é mais tão interessante.”
A concepção teórica do bóson de Higgs é também mérito do trabalho de outros físicos, como François Englert, que também estava presente nesta manhã no Cern. Ninguém, porém, parece estar disposto a reivindicar o nome da partícula. Nem mesmo o próprio Higgs, que já havia dito isso em uma palestra que ficou conhecida entre os físicos, intitulada “My life as a boson” (Minha vida como bóson).
Se o Nobel e a sagração de cavaleiro não vierem a tempo, porém, suspeito que ter uma partícula fundamental batizada com seu nome deve ser uma homenagem boa o suficiente. Mesmo sendo difícil de detectar, afinal, o bóson de Higgs está em todo lugar.
Acompanho todo desenrolar dessa experiência apesar de ser leiga em física. Entendo o raciocinio nessa busca da partícula mãe que respode aos meus curiosos anseios sobre como a vida começou. No futuro, onde as perguntas poderão ser respondidas,de alguma forma saberei pois sou parte desse todo Essa particula sempre esteve e estará em mim desde a big explosão.
Seria esta, mais uma oportunidade que nosso Deus estaria dando para que, ao iluminar, com sua esplendorosa bondade, as mentes, já divinamente iluminadas, chegassem, através da pesquisa científica, ao esclarecimento de nossa verdadeira origem, e assim humanizar a nós, os habitantes de planeta e universo, tão desumanizados atualmente?
Decididamente, NÃO.
que extraordinario hallazgo…y no menos extraordinario el esfuerzo calificado de todos estos verdaderos talentos al servicio de la ciencia…congratulaciones !!!!
PARABEMS A TODOS DESSA PESQUISA PRECISAMOS DE PESSOAS ASSIM COM IMAGINAÇAO E VONTADE DE PENSAR, CRIAR POSIBILIDADES PARA O FUTURO.
Finalmente chegamos mais perto da verdade!
“A GRANDE SINTESE”-PIETRO UBALDI:Leiam essa obra de 1.932 elogiada por Monteiro Lobato,Einsten e outros eminentes cientistas,mas, principalmente,considerada ” O Evangelho da Ciência” pelo espírito Emmanuel, mentor de Chico Xavier e constatem por si mesmos que este é o pequeno passo da ciência na descoberta da verdade,ou seja, a existência do Mundo Esprititual,onde o eter Newtoniano é muito mais sutil e leve do que vossa vâ filosofia possa imaginar!!!
Concordo, em gênero, número, e grau, e dentro de todas as CNTP.
Isso seria a descoberta dos céticos para o que é o fluído cósmico que o Espiritismo já diz e mostra como o que dá forma material a tudo. Ver para crer o que o Espiritismo já descobriu desde kardec. Acredito que é o mesmo princípio dos fenômenos físicos no Espiritismo onde espíritos tomavam forma só para poder provar a existência da “vida após a vida” para os céticos da época. Isso é realmente a partícula de Deus pelo simples fato de Ele permitir esta descoberta provando algo maior em uma simples e singela partícula sutil sempre como é sempre de Seu feitio para os que tem a sensibilidade de perceber o que um simples inseto prova: a vida. Parabéns aos cientistas que conquistaram este feito. Eles foram escolhidos por Ele para mostrar ao mundo a verdade suprema que a ciência e a fé raciocinada já haviam descoberto para quem acredita. Isso, como disse o amigo DOUTRINADOR, é só o começo! Maravilhosa descoberta!
eles so descobriram uma parte do universo infinitamente divisivel,mais nada……………
Em algumas crises psicóticas que tive, na ultima tive umas revelaçoes; em forma de pensamentos aliatorios que povoavam minha imaginação; Resumindo tudo ; Algo me dizia que somos comandados por uma força extraterrestre; e que não somos donos de nossos pensamentos e sim eles!, e esse acelerador de particulas criado pelos homens é parte do plano deles para o “NOVO MUNDO”nas informaçoes que tive isso vai desencadear o FIM DO MUNDO; P/ quem acredita em religião é como se fosse a libertação da besta!; ou vendo p/ um lado bom o ‘NOVO MUNDO” É MARAVILHOSO!!! vamos aguardar!; um grade abraço á todos!!!
Essa partícula é fundamental para o modelo padrão que explica o funcionamento do universo quântico e das forças eletromagnética, nuclear fraca e nuclear forte. É uma importante descoberta que nos diz que esse modelo esta certo. Portanto estamos chegando perto da verdade, ou nos distanciando caso a descoberta seja uma “miragem”, na qual não acredito nisso. Isso é um importante passo para que as pessoas se interessem mais por ciência em sua busca pela verdade e esqueçam as besteiras que os religiosos e a mídia passam para aquelas pessoas que não tem entendimento do assunto
Fábio,
Mas mesmo ateus pensam no Criador.
Steven Weinberg ganhador do prêmio Nobel disse:
“parece-me que se a palavra “Deus” tem alguma utilidade, deveria significar um Deus interessado, um criador e juíz que estabeleceu não só as leis da natureza, mas também padrões de bem e mal, alguma personalidade preocupada com nossas ações, algo que em resumo, merece nossa adoração” (Sonhos de uma teoria final p.244).
qual é a aplicação desta descoberta? O que o Boson de Higgs faz? Ele harmoniza a matéria? Ela atrai outras partículas? Não consegui entender.
Antonio, uma explicação mais detalhada está nesta matéria: http://folha.com/no1114815
Usei este post aqui apenas para falar um pouco do Peter Higgs.
quando FIBONACCI descobriu o número de ouro , ou ,a equação áurea muitos temiam que com um certo mecanicismo da natureza, a humanidade se esqueceria do CRIADOR, mas era mais além , o nosso CRIADOR ,amor puro , foi o CRIADOR DESTE MECANICISMO. A forma de uma concha, a proporção nos galhos de uma árvore , a proporção no corpo humano, a base dos designers, etc. Agora ,esta experiencia terrível nos faz tremer com sua verdade. e por mim digo : GLÓRIA A DEUS !
Eis uma espetacular aproximação entre ciência, a mais racional das atividades humanas e fé em um deus, aparentemente a menos racional. Não parece o dedo de Deus anunciando sua existência aos mais céticos???
Iara, obrigado pela leitura do blog. Na verdade a descoberta do Higgs não indica nada contra nem a favor da existência de Deus. O nome “partícula de Deus” é uma expressão inventada pelo físico Leon Lederman, mas é algo considerada meio inadequado pela maioria dos físicos. O porquê do nome eu expliquei aqui: http://laboratorio.folha.blog.uol.com.br/arch2011-12-11_2011-12-17.html#2011_12-14_13_40_15-137440096-0
Abraços,
Rafael
A incrível ordem que segue o big-bang prova que há um Ser Sobrenatural Inteligente, Incausado, Ilimitado, Necessário, Pessoal, Racional pra criar e manter as Forças e Leis universais coesas e em harmonia; dando também; vida orgânica inteligente aos elementos químicos (homem) na Terra.
Do nada não poderia advir algo; pois nem existe. E caos só geraria mais caos …
“A harmonia da lei natural… revela uma inteligência de tamanha superioridade que, comparada a ela, todo pensamento sistemático e toda ação dos seres humanos é uma reflexão absolutamente insignificante”
(Einstein – Como vejo o mundo p.40)
Se “do o nada não poderia advir algo”, não entendi então de onde vem esse “Ser Sobrenatural”.
sou leigo no assunto de fisica , mas creio que Deus é o criador do universo, pelo que entendi essa descoberta aponta a presença do criador em todo o lugar.
Considero um achado considerável, semelhantes àqueles que são “PREVISTO” matematicamente e que nos leva refletir sobre a natureza e a natureza do conhecimento que por tabela TAMBÉM a natureza do ser humano. A matemática reflete a estrutura do universo como dizia Galileu? Neste caso parece que sim. Porém sempre foi e será sempre assim? Ainda com relação ao achado, já estamos à nível da tão procurada SIMPLICIDADE do Universo ou é mais uma peça (COMPLEXA) que como quebra-cabeça torna o Universo ainda mais complexo e misterioso? Se assim for, ainda estamos longe de encontrar o fundamento do Universo e portanto a tão sonhada simplicidade da natureza que levaria a unificação e a TEORIA DO TODO. Enquanto isso, esta descoberta é mais um argumento para aqueles que do outro lado pensam e acreditam na GLÓRIA DE DEUS!
muito bom o teu comentário, parabens!!!.
Quando era criança, ganhei um pequeno “laboratório químico”. Fiquei fascinado! Depois aprendi na escola a experiência de criar água, com gases de hidrogênio e oxigênio… outro deslumbre… Analisando a recente descoberta ou melhor dizendo a confirmação da descoberta, verifica-se que foi apenas discernido o MECANISMO de criação da massa. Um feito admirável, porém nada disso contraria o fundamento de que todas as coisas foram criadas por Deus.
Curioso… As descobertas parecem despertar interesse.
Refletindo: Qual o propósito? Humanamente, como usamos?
Então, não há mistérios que não sejam desvendados?
Existe um livro que descobri. Ele inspira, revela, ensina e existe também há algum tempo: A Bíblia. Meu legado de amor.
É uma pena a imprensa ter alardeado o nome “Particula de deus”. Várias religiões vão se aproveitar disto, como já fazem com as mentes pouco cultas das multidões religiosas inocentes do mundo.
Eu preferiria que o bóson de Higgs fosse chamado de Goddam, – sem tracadilho – (maldito)
“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da Humanidade.”
O Evangelho Segundo o Espiritismo-Allan Kardec
Só o tempo dirá. Os arrogantes terãos que se contentar com o futuro.
Vejam, digo, leiam que ironia: a razão humana, que distingue Homens de outros seres vivos ou inanimados (a matéria), levou a Ciência a descobrir, agora, que há uma partícula que explicaria a origem da matéria. Sou um ignorante em matérias científicas/físicas, e peço que os especialistas tirem a minha dúvida: se Deus não é a explicação aceitável para a origem de todas as coisas, esse fato novo na Física significaria que o Homem conseguiu finalmente entender sua tragédica essencial, ou seja, que ao explicar a origem da matéria (que a partir de então tornar-se eterna) descobre que o Humano é algo finito e passageiro, que, incrivelmente, teve o poder de descobrir a origem de algo que é infinito e eterno (O universo!!!)
Fico estarrecido com a quantidade de bobagens que as pessoas escreveram aqui, motivadas por pensamentos religiosos… Confudem tudo à luz de filosofias estranhas e pensamentos pseudo-científicos… Assim, tomo a liberdade de dizer o seguinte:
1 – O QUE É O BOSON DE HIGGS?
É uma partícula prevista pelo modelo padrão de partículas elementares. A teoria diz que ela á a responsável por fornecer massa (atribuir inércia) à matéria.
2 – O QUE ELE TEM A VER COM DEUS?
Nada. Absolutamente nada. O termo “partícula de Deus” é uma tradução errada do livro “The God particle”, do físico Leon Lederman. O termo inicilamente usado pelo autor era “Goddam Particle” (maldita partícula), deviso a ser uma partícula de dificil detecção, mas a editora do livro achou melhor deixar como “partícula de Deus” pois era mais chamativo.
3 – QUAIS SÃO AS APLICAÇÕES?
Achar o Bóson não é uma revolução assim tão grande, pois ele era algo previsto e meio que aceito na comunidade física. Contudo a sua detecção confirma as hipóteses acercad a origem da massa da matéria. Quanto às aplicações (“para que serve isso?”), ainda não dá para dizer, mas como exemplo, podemos falar do pósitron (elétron de carga positiva). quando ele foi descoberto, ninguém sabia para que serviria. Hoje ele é usado em diagnóstico e tratamento de alguns tipos de câncer. No futuro, o Bóson de Higgs pode ter usos que hoje não vislumbramos.
Carlos, obrigado pelo esclarecimento, mas eu faria uma correção à resposta 2.
Essa história de que o Leon Lederman foi forçado pelos editores a colocar a palavra Deus no título do livro é balela. Ele sabia muito bem o que ele estava fazendo e ele já era prêmio Nobel de Física. Nenhum editor iria “forçá-lo” a dar um título que ele não quisesse para o livro. O título foi tão intencional que ele até usou uma longa justificativa do uso da palavra Deus dentro do livro, citando trechos da Bíblia e tal. A história de que os seus editores “não aprovariam” a palavra Goddam no título era claramente uma piada dele.
Mas claro que o Lederman usou a palavra Deus só como uma metáfora. Ele não estava querendo dizer que a partícula tinha alguma coisa a ver com Deus nem nada disso. Ainda assim, a maioria dos físicos detesta a expressão “partícula de Deus”. Já ouvi vários tentando culpar o editor do Lederman e até a imprensa pela invenção da “partícula de Deus”. Mas quem inventou isso foi o Lederman, sim. Os físicos que querem isentá-lo de culpa nessa história é porque nunca leram o livro. O fato de ele ter um Nobel não significa que ele seja incapaz de criar uma expressão infeliz.
Essa descoberta é importante e possibilitará transformações eficientes para o mundo.